DORIS ROLLEMBERG

DORIS ROLLEMBERG

FORMAÇÃO ACADÊMICA

Graduação em Arquitetura – UFRJ
Doutora e Mestre em Teatro pelo PPGAC – Unirio 

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Professora Associada do Bacharelado em Cenografia e Indumentária da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – Unirio.
É autora do livro As asas do inventor. Considerações a partir da obra de José Manuel Castanheira, editado pela Caleidoscópio Edição e Artes Gráficas, Lisboa, Portugal. A publicação foi lançada no Festival de Almada, Portugal, em julho de 2022.
Foi Curadora Adjunta da Representação Brasileira na 13ª Quadrienal de Praga: Espaço e Design da Performance, em 2015 e também autora do projeto Expográfico da Seção dos Países e Regiões da Representação Brasileira.
Participou como artista convidada da Mostra Brasileira na Quadrienal de Praga 2011: Espaço e Design Cênico com a cenografia Fábulas dançadas de Leonardo da Vinci. A Mostra nacional ganhou o Triga de Ouro, prêmio máximo da Quadrienal de Praga.
Participou como expositora da Mostra World Stage Design 2013 em Cardiff, País de Gales com a maquete-objeto Grafismos a partir da obra cenográfica de mesmo nome.
Foi coordenadora no Brasil do projeto Os teatros da América Latina (projeto daOISTAT) de 2016 a 2023.
De novembro de 2019 a março de 2022 foi investigadora – colaboradora do CIAUD – Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa.
Recebeu o Prêmio Shell em 2019 por A última aventura é a morte, da companhia PeQuod, tendo sido também indicada para os Prêmios Cesgranrio, Botequim Cultural e APTR pela mesma cenografia.
Ganhou o prêmio de Direção de Arte no CINEPE em 2021 pelo longa-metragem Lima Barreto ao terceiro dia.
Atualmente é professora colaboradora na pós-graduação da UNICEN – Facultad de Arte de la Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires, Argentina.