Marcos França
Estreou no Teatro do Sesc-Tijuca em 2002. Participou da II Mostra Sesc-CBTIJ de Teatro para Crianças (11 teatros de unidades do Sesc-Rio) em 2002 e do Festival Internacional de São José do Rio Preto em 2003.
A Rua dos Cataventos é um passeio pela obra de Mário Quintana. E, para falar de Quintana, o autor Marcos França se apropriou de seus personagens mais famosos: Lili e o Anjo Malaquias. Lili é uma menina em busca de suas lembranças. Malaquias é a própria inadaptação à condição terrena.
O espetáculo cria uma atmosfera de sonho na qual a imagem da cena apresenta, em sua concretude, os tons, os movimentos e, principalmente, o ritmo de uma aventura que, depois de iniciada, só pode ser interrompida pelo barulho do despertador. E, nessa proposta, a música é fundamental. Ela determina o ritmo desse sonho. Andrea Spada compôs, especialmente para esta montagem, uma fantasia para orquestra, na qual cada personagem tem seu próprio tema, que é desenvolvido de acordo com as peripécias que se apresentam ao longo do sonho.
Mauricio Leão criou desenhos animados a partir de características físicas dos atores e, com isto, todas as transformações mágicas que a história apresenta são realizadas numa dimensão imagética. A projeção dos desenhos sobre o cenário de Doris Rollemberg, dá vida às imagens que povoam a cabeça de Lili.
autor MARCOS FRANÇA
direção ANTONIO GUEDES
dramaturgista FÁTIMA SAADI
cenário DORIS ROLLEMBERG
desenho animado MAURÍCIO LEÃO
figurinos MAURO LEITE
iluminação BINHO SCHAEFER
fotos GUGA MELGAR
assistente de direção JOANA LEBREIRO
Elenco
ALEXANDRE DANTAS
MARCOS FRANÇA / VIVIANA ROCHA
PRISCILA AMORIM / FERNANDA MAIA
SIMONE ANDRÉ
MARIANA OLIVEIRA