FORMAÇÃO ACADÊMICA
Bacharelado em Artes Cênicas, habilitação em Interpretação e em Direção teatral – Unirio (1989)
Mestrado em Artes do Espetáculo / DEA – Sorbonne Nouvelle – Paris III (1992)
Doutorado em Artes do Espetáculo – Sorbonne Nouvelle – Paris III (1996)
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
Com formação em artes cênicas, trabalhou como ator durante os anos 1980. Trabalhou em espetáculos de teatro e de dança com diversos diretores e coreógrafos, entre eles, Lourdes Bastos, Rubens Corrêa, Nelly Laport, Bia Lessa (SESC-ENSAIOS), Sylvio Dufrayer, Virgínio Liberti, Wolf Maia, Luís de Lima, Luiz Antônio Martinez Corrêa, Antonio Guedes, Moacir Chaves, José Henrique Moreira e Flávio Stein.
Entre 1989 e 1996 viveu na França, onde estudou teatro com Jacques Lecoq e Monika Pagneaux. De volta ao Brasil no final dos anos 1990, colaborou com a revista Folhetim sob a coordenação de Fátima Saadi e com o Teatro do Pequeno Gesto com direção de Antonio Guedes. Foi professor do Curso de Direção Teatral da ECO/UFRJ (1997-2003). Dirigiu Tartufo de Molière (1999), adaptou e encenou O canto do cisne de A. Tchékhov (2000) e a ópera A volta do estrangeiro (2001), na Escola de Música da UFRJ. Atualmente trabalha como professor de estudos teatrais na UFPR.
Transferido para Curitiba, dedicou-se aos estudos teatrais, escrevendo artigos em diversas revistas do Brasil e do exterior. Publicou Ensaios de cultura teatral (Paco Editorial, 2016). Organizou: À sombra do Vampiro: 25 anos de teatro de grupo em Curitiba (Kotter Editorial, 2018) e Teatro em francês: quando o meio não é a mensagem (Editora da UFPR, 2018). Lançou, em 2021, Introdução à direção teatral (Editora da Unicamp, 2021). Co-organizou Les Pratiques Transcéniques brésiliennes (Presses Univ. de Provence, 2021). Para a Editora da UFPR, organizou ainda A arte no teatro (2021) e A arte dramática (2022) ambos de Manuel de Macedo e O manual do ensaiador dramático (2022), de Augusto de Mello. Organizou também Modernidade em cena: 50 anos de teatro em Curitiba (Kotter Editorial, 2022). Em 2013, realizou um estágio pós-doutoral a convite de Marvin Carlson, na CUNY, em Nova Iorque, onde pôde acompanhar o movimento da cena teatral norte-americana.